quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Saiba mais sobre o Metallica !!!!


A banda Metallica não conta com os  mesmos integrantes que tinha quando de sua formação. Entre seus ex-integrantes, destacamos:Guitarristas: Lloyd Grant , (1981), Dave Mustaine (1982-83), atualmente líder do Megadeth;
Baixistas: Ron McGovney (1982), Cliff Burton (1982-86), morto em um acidente durante uma turnê, Jason Newsted (1986-2001), atualmente com banda solo.
Formação atual
James Hetfield: vocal e guitarra (na banda desde 1981), Lars Ulrich: baterista (na banda desde 1981), Kirk Hammett: guitarrista (na banda desde 1983), Robert Trujillo: baixista (na banda desde 2003).
No segundo álbum lançado pela Metallica, Ride the Ligtning, houve um erro na prensagem. Fora impressa a capa na cor verde. Poucos discos foram comercializados com essa capa, sendo considerados hoje itens de coleção. O álbum inclui canções como “For Whom the Bell Tolls e “Creeping Death” (narra a história bíblica do Êxodo, da fuga do povo hebreu da escravidão no Egito e das pragas que se abateram sobre os egípcios). Consta ainda no álbum a música “Fade to Black” (que versa acerca da  depressão e suicídio). 
O primeiro álbum conceitual da banda Metallica “Ride the Lightning”, desenvolvia o tema sobre a morte. O segundo álbum conceitual na carreira da banda, “Master of Puppets”, versa sobre o tema “dominação” no decorrer das canções em faixas como “Master of Puppets”, “Dispodable Heroes” e “Leper Messiah”.
Na sequência do lançamento do álbum, o Metallica apoiou Ozzy Osbourne numa turnê aos Estados Unidos e Hetfield quebrou o pulso andando de skate, continuando a turnê apenas cantando. O técnico de guitarra John Marshall seguiu tocando a guitarra base.
Durante a turnê do terceiro álbum do Metallica, o Master of Puppets, morre o baixista Cliff Burton. O grupo pensa em se desfazer, mas a família do própriop Cliff incentiva a procura de um substituto.
Em 1986, o Metallica lança o terceiro álbum Master of Puppets, segundo a crítica, um dos mais influentes e pesados do thrash metal. A banda vendeu mais de 500 mil cópias, permanecendo mais de 72 semanas na parada! O álbum foi o primeiro da banda certificado com o disco de ouro, seis vezes platina em 2003, e o segundo a constar na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

O Metallica inicia uma turnê do disco e nesta, em 27 de setembro de 1986, o baixista Cliff Burton faleceu em Ljung, Suécia. Um memorial foi erguido em sua homenagem.

A morte de Burton levou o grupo a questionar a continuação da banda, mas com apoio da família de Cliff, começaram a procurar um substituto. A canção “To Live is to Die” foi gravada posteriormente em sua homenagem. Na música podem ser ouvidas frases na voz de Burton:
“Quando um homem conta uma mentira ele mata alguma parte do mundo. Estas são as pálidas mortes com que homens desperdiçam suas vidas. Isso tudo eu não posso mais suportar, presenciar. O reino da salvação não pode me levar para casa?”

O baixista Jason Newsted substituiu Cliff Burton.

Após a morte de Cliff Burton, o Metallica lança o álbum And Justice of All, em 1988. O álbum atinge grande sucesso comercial e recebe a indicação ao Grammy para a categoria Melhor Desempenho de Hard Rock/Metal Vocal ou Instrumento. O prêmio entretanto foi ganho pela banda Jethro Tull pelo álbum Cresto of a Knave. O resultado gerou muita polêmica (para muitos o grupo nem é considerada de hard rock e metal)!

O fato curioso é que o Metallica realmente esperava ganhar o prêmio. Os integrantes da banda já se encontravam na saída dos fundos do palco esperando para serem homenageados, quando anunciaram a premiação do Jethro Tull. Os integrantes da banda nem haviam comparecido à cerimônia, assumindo que não tinham chance alguma de receber tal premiação.

Ao longo da carreira do Metallica foram lançados nove álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo, seis extended plays, um álbum de covers, um álbum colaborativo, quarenta e cinco singles, vinte e cinco vídeoclips, doze álbuns de vídeos.

Atualmente a banda vem trabalhando em seu décimo álbum de estúdio, com lançamento previsto para 2014.

Metallica no Brasil
04/10/1989: Rio de Janeiro,RJ.  Maracanãzinho, Turnê Damaged Justice Tour.
06/10/1989: São Paulo, SP, Ginásio do Ibirapuera, Turnê Damaged Justice Tour.
07/10/1989: São Paulo, SP, Ginásio do Ibirapuera, Turnê Damaged Justice Tour.
01/05/1993: São Paulo, SP, Parque Antártica, Turnê Nowhere Else to Roam.
02/05/1993: São Paulo, SP, Parque Antártica, Turnê Nowhere Else to Roam.
06/05/1999: Porto Alegre, RS, Hipódromo Cristal, Turnê Garage Remains the Same Tour.
08/05/1999: São Paulo, SP, Sambódromo, Turnê Garage Remains the Same Tour.
09/05/1999: Rio de janeiro, RJ, Clube de Regatas Flamengo, Turnê Garage Remains the Same
28/01/2010: Porto Alegre, RS, Parque Condor, Turnê World Magnetic Tour.
30/01/2010: São Paulo, SP, Estádio do Morumbi, Turnê World Magnetic Tour.
31/01/2010: São Paulo, SP, Estádio do Morumbi, Turnê World Magnetic Tour.

25/09/2011: Rio de Janeiro, RJ, Rock in Rio, Turnê Vacation Tour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário