quarta-feira, 30 de outubro de 2013

10 curiosidades do "poetinha", Vinicius de Moraes.



1-Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Passou a adotar o nome de Vinícius de Moraes quando era criança. No livro “Elegia Quase uma Ode” (1937), declarou “Quem me dera ser apenar Moraes sem ser Vinícius!”.

2-Vinicíus de Moraes fazia concertos de piano quando era criança para os garotos de sua vizinhança, porém, o público não sabia que o instrumento era uma pianola e tinha um recurso automático que executava as peças sozinhas. Vinicius apenas simulava que estava tocando as músicas.

3-Fez seu primeiro poema aos nove anos de idade. Dedicou para uma menina na qual estava apaixonado e recebeu o apelido de “poetinha” dos seus amigos.

4-O seu primeiro livro, “O Caminho Para a Distância”, foi publicado quando Vinicius de Moraes tinha vinte anos de idade.

5-Vinicius formou em Direito em 1933 e também estudou inglês na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

6-Vinicius juntou com o compositor e violonista Baden Powell em um apartamento em 1962, eles se trancaram por duas semanas para compor músicas. Compuseram cerca de 20 sambas e beberam três caixas de uísque.

7-Toquinho foi o grande parceiro de Vinicius de Moraes, começaram a parceria em 1969 e a parceria só encerrou em 1980, quando Vinicius faleceu. Juntos, compuseram músicas de sucesso como; “Tarde em Itapuã”, “Regra Três” e “Maria Vai Com as Outras”.

8-Vinicius trabalhou como vice-cônsul Brasileiro nos Estados Unidos e passou cinco anos sem voltar ao Brasil.

9-Vinicius sempre foi galanteador, por isso, casou-se nove vezes. Suas esposas foram: Beatriz Azevedo de Melo, Regina Pederneiras, Lila Bõscoli< Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria e Gilda de Queirós Mattoso.

10-Faleceu aos 66 anos, no dia 9 de julho de 1980. O dia anterior a sua morte, um repórter lhe perguntou se estava com medo da morte, Vinicius respondeu; “Não, meu filho. Eu não estou com medo da morte. Estou é com saudades da vida”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário