quinta-feira, 18 de junho de 2015

Iron Maiden Diz Que Novo Álbum, Seu 1º Duplo De Estúdio, Sairá Em Setembro

Capa do álbum "The Book of Souls", o 16º de estúdio do Iron Maiden

Pouco mais de um mês após o anúncio de que o vocalista Bruce Dickinson está livre do câncer na língua, o Iron Maiden anunciou nesta quinta-feira (19) que seu próximo álbum de estúdio, intitulado "The Book of Souls", será lançado no dia 4 de setembro. A banda de heavy metal britânica já divulgou até a arte de capa e os nomes das canções. Com 11 faixas, ele será o primeiro disco de estúdio duplo do grupo.
"Nós estamos empolgados com 'The Book of Souls'", declarou Dickinson em um texto publicado no site oficial da banda. "Tivemos um momento fantástico criando [o disco]. Nós começamos a trabalhar no álbum no último verão de 2014 e o gravamos nos  estúdios Guillame Tell, em Paris, onde já havíamos feito o 'Brave New World' em 2000 –então o estúdio trouxe memórias especiais a todos nós. Nós ficamos felizes por descobrir que a mesma vibração mágica ainda está viva e muito presente lá! Portanto imediatamente nos sentimos em casa, e as ideias começaram a fluir de cara. Ao mesmo tempo que nós comcluímos o disco, todos concordamos que cada faixa era uma parte integral de todo o corpo do trabalho e que, se precisasse ser um álbum duplo, assim seria!"
Com o álbum já concluído há algum tempo, o Iron Maiden decidiu que adiaria o lançamento até que Dickinson estivesse totalmente livre do tumor que os médicos diagnosticaram em sua língua. Com suas 11 músicas, "The Book of Souls" tem 92 minutos de duração. Uma coisa que chama a atenção no novo trabalho é que as composições estão mais divididas entre os integrantes, com o baixista Steve Harris –que sempre foi o principal compositor da banda—assinando sete das canções, seis em parceria com outros músicos do Iron. Dickinson escreveu duas músicas sozinho e duas em parceria com o guitarrista Adrian Smith (veja abaixo a lista completa de faixas, com os créditos de cada).
"Várias das canções foram na verdade escritas enquanto nós estávamos no estúdio, e nós as ensaiamos e as gravamos enquanto ainda estavam frescas, e eu acho que o imediatismo realmente aparece nas músicas, elas passam quase que uma sensação de gravação ao vivo, eu acho", acrescentou Steve Harris.
"The Book of Souls" é o 16º disco de estúdio do Iron Maiden, após "The Final Frontier", lançado em 2010. Produzido por Kevin Shirley, parceiro de longa data da banda, o álbum também será disponibilizado em CD duplo, uma edição limitada de luxo com três discos de vinil e livro, além de versão digital em alta definição. A arte de capa foi criada por Mark Wilkinson, que já havia colaborado antes com o Iron Maiden, e traz Eddie, o tradicional monstro-mascote da banda, com um visual que lembra antigas tribos africanas. A banda planeja já sair em turnê para divulgar o trabalho no início de 2016.
Faixas de "The Book of Souls":

Disco 1
1."If Eternity Should Fail" (Dickinson)
2. "Speed of Light" (Smith/Dickinson)
3. "The Great Unknown" (Smith/Harris)
4. "The Red and the Black" (Harris)
5. "When the River Runs Deep" (Smith/Harris)
6. "The Book of Souls (Gers/Harris)

Disco 2

7. "Death or Glory" (Smith/Dickinson)
8. "Shadows of the Valley" (Gers/Harris)
9. "Tears of a Clown" (Smith/Harris)
10. "The Man of Sorrows" (Murray/Harris)
11. "Empire of the Clouds" (Dickinson)