segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Syd Barrett completaria 68 anos




Roger Keith Barrett, mais conhecido como Syd Barrett, nasceu em 6 de janeiro de 1946 em Cambridge. Foi um cantor, produtor, guitarrista e pintor, mais conhecido como um dos fundadores da banda Pink Floyd.
Barrett compôs as principais idéias musicais e estilísticas do início da banda,  foi pioneiro no rock psicodélico. Problemas pessoais e especulações sobre sua deterioração mental, agravada pelo exagerado uso de drogas, levaram à sua saída do grupo em 1968.
Barrett era inovador e também foi um dos pioneiros do space rock e do folk psicodélico, porém sua carreira como músico foi curta, esteve ativo apenas sete anos. Ggravou quatro singles, dois álbuns com o Pink Floyd, como artista solo, lançou um single e três álbuns. Infelizmente o músico entrou em reclusão auto-imposta que durou mais de trinta anos e não gravou mais. Ao se afastas da música, continuou pintando e se dedicou à jardinagem, nunca mais voltou a público.
Diversas biografias foram escritas sobre ele desde os anos 80, o grupo Pink Floyd escreveu e gravou inúmeros tributos a ele após sua saída do grupo, o mais conhecido é o álbum “Wish You Here” de 1975. Em 1996, o músico foi induzido ao Hall Da Fama Do Rock And Roll, como membro do Pink Floyd.
Barrett faleceu no dia 7 de julho de 2006 por complicações advindas de diabetes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário