sábado, 7 de setembro de 2013

70 anos de Roger Waters


Roger Waters, músico britânico de rock, mais conhecido por ter sido o principal letrista, vocalista, baixista e um dos fundadores da banda de rock progressivo, Pink Floyd, nasceu em Surrey, Inglaterra e completa hoje 70 anos.
No final dos anos 60, com a saída de outro fundador do grupo Syd Barrett, Waters assume a direção artística da banda e, em conjunto com o guitarrista, vocalista e compositor, David Gilmour, produz uma série de álbuns, constando entre os mais aclamados pela crítica e dos mais vendidos de todos os tempos. Nos anos 70, a banda Pink Floyd conquistaria sucesso internacional com os álbuns The Dark of the Moon, Wish You Were here, Animals e The Wall.
Nos finais dos anos 80, alegando diferenças criativas com o grupo, Waters deixa a banda e inicia uma batalha judicial com Gilmour pelo direito de usar o nome e o material do grupo. A disputa encerrou-se em 1987. Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas.

Waters parte para a carreira solo, editando três álbuns em estúdio: The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984), Radio K.A.O.S (1987) e Amused to Death (1992), não conseguindo grande expressão ao nível das vendas.
Em 21 de Julho de 1990, Waters produziu um dos maiores concertos de rock da história, The Wall — Live in Berlin, em comemoração ao fim da divisão entre as duas Alemanhas (Ocidental e Oriental), após a queda do Muro de Berlim em 1989. O evento, considerado um grande acontecimento, contou com a participação de artistas renomados como Bryan Adams, The Scorpions, Van Morrison entre outros e um público estimado em duzentas mil pessoas.
Em 1996, Waters foi induzido ao hall da fama do Rock em Roll, como membro do Pink Floyd.
Vinte e quatro anos após a saída de Waters da banda, ele reuniu seus ex-parceiros Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour para um concerto de caridade, o Live 8.  Em 2010, Waters inica a turnê The Wall Live, incluindo uma performance completa do álbum The Wall. Durante essa turnê, Gilmour e Mason (Richard Wright havia morrido), mais uma vez uniram-se à Waters, na O2 Arena, em Londres.

Water se casou três vezes, tendo três filhos: Harry (1976), India (1978) e Jack Fletcher (1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário