sábado, 26 de outubro de 2013

Morre Paulinho Tapajós



A música popular brasileira perde mais um grande compositor e poeta que deixou para o meio musical, um legado cultural muito valioso! Paulo Tapajós Gomes Filho, nasceu em 17 de agosto de 1945, no Rio de janeiro, cidade em que veio a falecer, aos 68 anos, na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro de 2013, vitimado por um câncer de próstata. Autor de músicas clássicas como “Andança”, em parceria com Danilo Caymmi e Edmundo Souto, e “Sapato Velho”, além de outros sucessos, fruto de grandes parcerias.
Na década de 70, composições suas integraram a trilha sonora de novelas da TV Globo, em que assinou juntamente com Nonato Buzar o tema de “Irmãos Coragem”, além de trilhas sonoras de novelas da TV Tupi e da Band. Algumas composições suas integraram também as trilhas sonoras de diversos filmes nacionais.
Paulinho Tapajós, como era conhecido no meio musical, era cantor, compositor, produtor musical, escritor e arquiteto brasileiro. O contato com a música em sua vida ocorreu desde cedo. Criado em uma família de músicos, Paulinho era filho do também compositor e cantor, além de radialista, Paulo Tapajós, de quem recebeu as primeiras noções de música, e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós. Ainda criança, frequentava a Rádio nacional, em que seu pai era diretor artístico, local em que conheceu figuras importantes da era do rádio, como Emilinha Borba, Marlene e Radamés Gnatalli.
Nos finais dos anos 60 e início dos 70, Paulinho Tapajós destacou-se por brilhante participação em festivais de música. No III Festival Internacional da Canção (FIC), obteve o terceiro lugar, na fase nacional, com a canção “Andança”, imortalizada na voz de Beth Carvalho e do grupo Golden Boys. Obteve também o primeiro lugar, tanto na fase nacional, quanto na fase internacional, do IV Festival Internacional da Canção, com “Cantiga por Luciana”.
Ao longo de sua carreira musical, Paulinho Tapajós compôs muitas canções e fez parcerias com nomes importantes na música brasileira. Em 2008, lançou o último de seus discos, “Preparando a Canção”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário