quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Digitalizado o acervo pessoal de Chico Buarque


Uma ótima notícia para os amantes de boa música e principalmente para os fãs de Chico Buarque, O instituto Tom Jobim, passou a disponibilizar diversas obras e documentos do acervo pessoal de Chico Buarque. O material possui  7.916 letras e partituras, 26.152 textos, 1.044 imagens e por volta de 600 arquivos de vídeo e áudio, que incluem a discografia completa do compositor. O lançamento oficial do acervo é 17 de junho, mas o conteúdo já pode ser acessado pelo site do instituto
O acervo possuí algumas relíquias da vida de Chico, como o livro de impressões da mãe do compositor que relata seus primeiros anos de vida, ou a história em quadrinhos “O Chico-mirim”, que escreveu aos 12 anos, além de matérias a respeito de sua carreira.
Para consultar alguns conteúdos específicos como cartas e alguns vídeos, é necessário ir pessoalmente ao Instituto Antonio Carlos Jobim, que se localiza no Rio de Janeiro, na rua Jardim Botânico, 1008.
O instituto já disponibiliza os acervos de Tom Jobim, Lucio Costa e Dorival Caymmi. Entre os próximos da lista, estão Gilberto Gil e Milton Nascimento.
Site do instituto: http://www.jobim.org