quinta-feira, 17 de outubro de 2013

10 curiosidades sobre o grande Chuck Berry


1-Charles Edward Anderson Berry ou Chuck Berry, guitarrista, cantor e compositor americano, é considerado um dos precursores, um dos pioneiros do Rock and roll. Um ícone que estabeleceu o rock como estilo musical.

2-Aos 14 anos de idade, Chuck Berry teve seu primeiro contato com uma guitarra, pouco antes de passar três anos em um reformatório, de 1944 a 1947, por tentativa de assalto a mão armada.

3-Ao ser solto, perde temporariamente o interesse pela música. Resolve casar-se e trabalhar numa montadora de automóveis, a General Motors. À noite, faz um curso para cabeleireiro, por pouco não se dedica à esta profissão. Tempos depois, Chuck voltaria ao mundo artístico.

4-Criador de célebres músicas como “Maybellene”, “Roll Over Beethoven”, “Rock and Roll Music” e “Johnny B. Goode”, Chuck Berry conseguiu misturar, com grande maestria, estilos diferentes em suas composições. Aperfeiçoou e desenvolveu o blues, tornando-o um dos principais elementos que fizeram do Rock and roll um estilo de música distinto. Com letras focadas na vida adolescente, na ênfase ao consumismo, com solos de guitarra e com seu grande e conhecido carisma, criou um estilo que influenciou o Rock, a música dos artistas que o seguiram.

5-Berry tinha uma incrível presença de palco, tocando sua guitarra, gesticulando muito, correndo e fazendo o seu clássico “duck-Walk”. Sua música atravessou gerações, sempre falando diretamente aos jovens. Grande observador, o segredo para conquistar seus ouvintes era prestar atenção na reação do público e dar a ele o que queria.

6-Chuck ficou conhecido também por sempre viajar em tours sozinho, acompanhado apenas de sua guitarra Gibson. Ao chegar em uma cidade, procurava alguma banda que era capaz de tocar os seus sucessos, e o show estava garantido!

7-A vida de Berry foi marcada por muita polêmica. Seria preso novamente em 1959 por empregar uma índia apache de 14 anos, que havia conhecido no México, para trabalhar em seu clube noturno de St. Louis. A garota foi pega pela polícia e Berry preso, por cinco anos, e multado em 5,000 dólares, acusado de entrar com uma menor nos limites do estado para trabalhar como prostituta em um de seu bares.

8-Solto em 1963, continuou lançando algumas músicas novas, mas sem alcançar o sucesso de outrora! Chuck passa a viver de seus clássicos sucessos. Em 1979 teve novamente problemas com a justiça. Em 1990 foi novamente preso, acusado de ter instalado uma microcâmera no banheiro feminino de seu restaurante.

9-Em 1986, Chuck Berry tornou-se um membro inaugural do hall da Fama do Rock and roll. Sua autobiografia foi publicada em 1988.

10-Através de sua música e de seus acordes impecáveis, uniu o mundo dos negros e brancos. Influenciou grandes nomes na música, como Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones. Recentemente, Eric Clapton declarou que, se não fosse por Chuck Berry, ele jamais teria pego em uma guitarra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário