domingo, 20 de outubro de 2013

10 curiosidades que você precisa saber sobre Janis Joplin



1-Janis Lyn Joplin, cantora considerada um dos ícones do rock psicodélico dos anos 60, tinha como suas principais características sua voz, forte e marcante, assim como os temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.

2-Apesar de uma carreira promissora, sua vida tumultuada e curta fez com que Janis Joplin tivesse tempo para gravar apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama (1969) e o póstumo Pearl (1971).

3-As últimas gravações de Joplin foram Mercedes Benz e Happy Trails. Esta última, feita como presente de aniversário para John Lennon, em 9 de outubro. Lennon contou em entrevista, que recebeu a fita com a música gravada, em sua casa, após a morte de Joplin.

4-Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, para tratar de seu vício em heroína, e sua estada em nosso país foi bastante “agitada e tumultuada”. Joplin Hospedou-se no Hotel Copacabana Pálace, de onde foi expulsa, por nadar nua em sua piscina. Fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel e quase foi presa, por suas atitudes consideradas “não muito normais”.

5-Como Joplin estava no Brasil na época de carnaval, quis participar de um desfile de escola de samba, mas foi barrada por um segurança, desconfiado de suas “roupas hippies”. No mesmo período, manteve um breve encontro com Serguei, roqueiro brasileiro.

6-Em 3 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, Janis Joplin visitou o estúdio Sunset Sound Records para ouvir o instrumental da música de Nick Gravenite, Buried Alive in the Blues. Joplin tinha gravação agendada para o dia seguinte. Foi para o hotel à noite, e não compareceu ao estúdio no dia da gravação. O empresário da banda, John Cooke, foi ao hotel procurá-la, e a encontrou morta, vítima de overdose de heroína, possivelmente combinada com efeitos do álcool.

7-Janis Joplin morreu no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos de idade, em Los Angeles, Califórnia. Seu corpo foi cremado no cemitério-parque memorial de Westwood Village e suas cinzas jogadas no oceano Pacífico.

8-A vida de Janis Joplin foi contada no filme The Roses, com Bette Midler.

9-Um musical em homenagem a Janis Joplin foi realizado,  o Love, Janis, originado de um livro de mesmo nome, escrito por sua irmã, Laura.

10-Seis meses após a morte de Janis Lyn Joplin, o álbum Pearl foi lançado.