sábado, 14 de setembro de 2013

Aniversário de Morte Harket, ex vocalista da banda A-Há


Morte Harket, um dos melhores vocalistas do rock pop em 1986, foi eleito como a melhor voz do ano. Fez sucesso com a banda A-Há, o primeiro grupo norueguês a obter sucesso internacional.
O A-Há surgiu quando os músicos, Morte Harket, Pal Gamst Waastaar e Magne Furuholmen se reuniram e resolveram formar a banda. Os integrantes da banda imigraram para a Inglaterra, onde fizeram muitas apresentações em clubes londrinos. O sucesso foi estrondoso! Em 1983, conseguiram contrato com a gravadora WEA.

Em 1984, o grupo estourou com o sucesso “Take on Me”, chegando ao topo das paradas na Noruega, Inglaterra e Estados Unidos. O videoclipe de animação da música, que remetia a histórias em quadrinhos, fez um grande sucesso e marcou a música.
Impulsionado pelo sucesso, o grupo lança no ano seguinte, 1985, o álbum “Hunting High and Low”, alcançando os primeiros lugares em nove países, colocando o hit “Tátulo” em posição de destaque.
Em meio a tantos sucessos e um hit atrás do outro, o A-Há se desfaz em 1993. Morte Harket e os outros integrantes passaram a dedicar à carreira solo, não atingindo tanto êxito como na banda.
Após sete anos separados, os músicos se reencontram e resolveram retomar a banda A-Há. Gravam o álbum “Minor Earth Major Sky” em 2000. Em 2002 lançam outro disco “Lifelines” que vendeu muito na Europa e ainda rendeu uma turnê, que foi documentada no disco ao vivo How Can I Sleep With Your Voice in My Head, lançado em 2003.
Quando o A-Há completou 20 anos, em homenagem ao 20º aniversário, lançou um single, levando a banda de volta ao top 20 Britânico de álbuns em 2004, na qual conquistaram a 13ª posição.

A despeito de todo o sucesso alcançado pelo grupo, o  A-Há deu uma triste notícia para os fãs no dia 8 de outubro de 2009. Os integrantes anunciaram o fim definitivo da banda e nos dias 30 de novembro e 2, 3 e 4 de dezembro, fez seus últimos quatro shows, no Oslo Spektrum, com casa cheia, os 39 mil ingressos foram vendidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário